- Drª Priscila Raso | Nutricionista
Piridoxina e acne

É estimado que entre 60-70% das mulheres, após a primeira menstruação, tem queixas frequentes de acne. O uso de Piridoxina (ou vitamina B6) no tratamento dessa condição vendo sendo utilizado há mais de 30 anos.
.
Um mecanismo fisiológico possível para esse fato é a influência da progesterona no aumento da acne. A forma biologicamente ativa da Piridoxina pode modular a progesterona melhorando as queixas.
.
Quantidades adequadas de Piridoxina e Ácido Fólico são necessárias para diminuir os níveis de homocisteína, reduzindo a inflamação na pele e no sistema circulatório. Além disso essa deficiência não permite o uso da nicotinamida para regular os níveis de colesterol e prevenir alguns tipos de lesões cutâneas. Outros estudos apontam que a sua deficiência está relacionada à dermatites em diversas partes do corpo, como face e couro cabeludo.
.
E quais são as melhores fontes de Piridoxina? Fígado bovino, banana, salmão, frango e batata.
.
Vale lembrar que a ingestão de gordura em exagero também pode piorar o quadro, assim como outros fatores, como: síndrome do ovário policístico, endometriose, constipação e sono irregular. Na dúvida, converse com seu nutri.