- Drª Priscila Raso | Nutricionista
O que não te contaram sobre o Orlistate

É um medicamento que age exclusivamente no trato gastrointestinal (TGI), reduzindo a absorção de gorduras de fonte alimentar.
.
Por não precisar de receita médica, muitas pessoas fazem uso crendo estar queimando gordura. Porém, não é assim que funciona.
.
É um inibidor de lipases intestinais, que são enzimas que catalisam a remoção dos ácidos graxos dos triglicérides (TG). Cerca de 1/3 dos TG ingeridos permanecem não digeridos e serão eliminados nas fezes. Ele não possui atividade sistêmica, sendo desprezível a absorção pelo TGI em doses até 800mg. Ele não tem ação na regulação do apetite, ou seja, não faz regulação hormonal. Porém, seu efeito farmacológico, força o consumo de alimentos com menos quantidade de gordura, o que pode ser um auxílio ao emagrecimento.
.
A combinação do seu uso com uma dieta de restrição calórico-gordurosa, faz com que tenha um efeito positivo na perda de peso, insulina e glicemia em pacientes obesos sem diabetes.
.
Um estudo da UNICAMP de 2012, que envolveu 20 mulheres atendidas no Laboratório de Pesquisa em Metabolismo e Diabetes (Limed) do Gastrocentro, avaliou as mudanças do perfil lipídico das pacientes com sobrepeso tratadas com essa droga.
.
Na pesquisa, orientada pela docente do Instituto de Química, Anita Jocelyne Marsaioli, o orlistate diminuiu a absorção de ácidos graxos e, durante análise metabólica, promoveu algumas alterações no nível de ácidos graxos essenciais (aqueles que o organismo não consegue produzir) e outros metabólitos como o lactato (produzido após a queima de glicose para o fornecimento de energia, sem a presença de O2), além de uma ligeira redução de cálcio das pacientes investigadas.
.
Essas mulheres estavam na faixa dos 40 anos, num período pré-menopausa, com IMC entre 25 e 30. Elas foram escolhidas pelo fato de o sexo feminino ser o gênero que mais faz uso, no momento, de medicamentos para emagrecer.
.
Ou seja, é de extrema importância ter auxílio profissional uma vez que ele altera o metabolismo de compostos importantíssimos à nossa saúde.
.
Não se auto-medique e converse com seu nutri, caso faça uso.