Buscar
  • Drª Priscila Raso | Nutricionista

O que não te contaram sobre o Orlistate


É um medicamento que age exclusivamente no trato gastrointestinal (TGI), reduzindo a absorção de gorduras de fonte alimentar.

.

Por não precisar de receita médica, muitas pessoas fazem uso crendo estar queimando gordura. Porém, não é assim que funciona.

.

É um inibidor de lipases intestinais, que são enzimas que catalisam a remoção dos ácidos graxos dos triglicérides (TG). Cerca de 1/3 dos TG ingeridos permanecem não digeridos e serão eliminados nas fezes. Ele não possui atividade sistêmica, sendo desprezível a absorção pelo TGI em doses até 800mg. Ele não tem ação na regulação do apetite, ou seja, não faz regulação hormonal. Porém, seu efeito farmacológico, força o consumo de alimentos com menos quantidade de gordura, o que pode ser um auxílio ao emagrecimento.

.

A combinação do seu uso com uma dieta de restrição calórico-gordurosa, faz com que tenha um efeito positivo na perda de peso, insulina e glicemia em pacientes obesos sem diabetes.

.

Um estudo da UNICAMP de 2012, que envolveu 20 mulheres atendidas no Laboratório de Pesquisa em Metabolismo e Diabetes (Limed) do Gastrocentro, avaliou as mudanças do perfil lipídico das pacientes com sobrepeso tratadas com essa droga.

.

Na pesquisa, orientada pela docente do Instituto de Química, Anita Jocelyne Marsaioli, o orlistate diminuiu a absorção de ácidos graxos e, durante análise metabólica, promoveu algumas alterações no nível de ácidos graxos essenciais (aqueles que o organismo não consegue produzir) e outros metabólitos como o lactato (produzido após a queima de glicose para o fornecimento de energia, sem a presença de O2), além de uma ligeira redução de cálcio das pacientes investigadas.

.

Essas mulheres estavam na faixa dos 40 anos, num período pré-menopausa, com IMC entre 25 e 30. Elas foram escolhidas pelo fato de o sexo feminino ser o gênero que mais faz uso, no momento, de medicamentos para emagrecer.

.

Ou seja, é de extrema importância ter auxílio profissional uma vez que ele altera o metabolismo de compostos importantíssimos à nossa saúde.

.

Não se auto-medique e converse com seu nutri, caso faça uso.

0 visualização

SÃO PAULO

Rua Cubatão, 436 - 7º andar Cj. 72 - Metrô Paraíso.

Nutricionista
CRN 48716

  • whatsapp-1
  • msfnwjkn
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn Social Icon

©2020 por Priscila Raso. Todos os direitos reservados.