- Drª Priscila Raso | Nutricionista
O poder da água com limão

Você com certeza já ouviu alguém que toma água morna com limão pela manhã no desjejum dizer que isso é incrível para o emagrecimento, que ajuda no processo de detoxificação do organismo ou qualquer outro argumento do gênero, não foi? Pois bem: ISSO É MENTIRA!
Primeiro de tudo, vale deixarmos claro que nenhum alimento de forma isolada possui o “poder” de engordar ou emagrecer; o ponto é que cada um possui características próprias e que, dentro de um determinado estilo de vida, nível de atividade física, sono e fatores ambientais pode ajudar ou não no processo.
Segundo, é mais uma vez dizer que não existe alimento capaz de realizar detoxificação. NE-NHUM! Para isso já existe nosso sistema renal e hepático e que, diga-se de passagem, fazem isso com maestria.
Mas, dentre tudo isso que citei, será que não existe nenhuma vantagem em ingerir água com limão? Claro que existe: a água por si já desempenha muitos papéis importantes, como hidratação, controle térmico do corpo, transporte de vitaminas hidrossolúveis, ajuda na função intestinal na produção do quimo, funcionamento do rins etc. E o limão, é riquíssimo em vitamina C, fazendo com que seja primordial para a produção do famigerado colágeno, por exemplo, além de ser altamente antioxidante.
Pensando na ingestão de vitamina C, por exemplo, podem haver outras formas mais saborosas de o fazer: suco de fruta cítrica, incluindo determinados alimentos na rotina alimentar ou espremendo o limão na salada. Então, vale tomar água com limão? Vale, mas não pensando em emagrecimento ou detoxificação.