Buscar
  • Drª Priscila Raso | Nutricionista

Hipervitaminose D


“Ah, eu tomo vitamina D por conta, afinal todo mundo hoje tem deficiência”. Não é bem assim, olha só:


Considerada uma vitamina que se comporta como hormônio, a vitamina D apresenta papel primordial na regulação do cálcio no organismo e, por consequência, na saúde óssea. Mas, se a falta dela pode trazer problemas, doses excessivas também podem apresentar sérios riscos.


Os valores de referência são de 20 ng/mL de vitamina D para a população geral e para indivíduos com fatores de risco (idosos, gestantes, lactantes, pacientes com raquitismo/osteomalácia, osteoporose, pacientes com histórico de quedas e fraturas, hiperparatiroidismo, doenças inflamatórias, doenças autoimunes, doença renal crônica e síndromes de má absorção, como os bariátricos), os valores mantidos devem ser entre 40 e 60 ng/mL.


Quando a dosagem está acima de 100 ng/mL, estamos falando de hipervitaminose, ou seja, doses elevadas. Nesses casos, há risco de toxicidade e hipercalcemia, quando a taxa de cálcio no sangue está acima da considerada normal, e cujos sintomas podem ser perda do apetite, náuseas e vômitos, seguidos por sede excessiva, aumento da frequência e volume urinários, fraqueza, nervosismo, hipertensão arterial podendo até gerar cálculos renais.


O cálcio pode se depositar em todo o organismo, especialmente nos rins, onde pode provocar lesões permanentes. A função renal é comprometida, permitindo que as proteínas passem para a urina e que aumente a concentração de ureia, um produto de eliminação, no sangue. Os sinais da toxicidade da vitamina D são músculos fracos, ossos fracos, sangramento excessivo ou pedras nos rins e, muito frequentemente, é resultado de excesso de vitamina D proveniente de suplementos usados indiscriminadamente e não de fontes de alimentos ou de superexposição à luz do sol.


Por isso, por mais acessível que sejam NÃO SUPLEMENTE NADA POR CONTA PRÓPRIA. Converse com seu nutri!

0 visualização

SÃO PAULO

Rua Cubatão, 436 - 7º andar Cj. 72 - Metrô Paraíso.

Nutricionista
CRN 48716

  • whatsapp-1
  • msfnwjkn
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn Social Icon

©2020 por Priscila Raso. Todos os direitos reservados.