Buscar
  • Drª Priscila Raso | Nutricionista

Fibromialgia e nutrição


A fibromialgia (FM) é uma doença multifatorial onde os pacientes têm constantes dores musculares, parestesia, formigamento em mãos e pés, fadiga excessiva, ansiedade, depressão, distúrbios do sono e problemas relacionados ao trato gastrointestinal (síndrome do intestino irritável, por exemplo).

Ela acomete principalmente mulheres em idade fértil (35-50 anos) e, muitas vezes têm um quadro depressivo associado.

A dor que ela causa é realmente incapacitante, por esse motivo o tratamento farmacológico se torna primário ao combate dos sintomas.

Para a alimentação, é importante ter uma dieta livre de produtos industrializados, abdicar do consumo de álcool, não consumir adoçantes artificiais (principalmente o aspartame que pode piorar os quadros de dor) e associar alimentos anti-inflamatórios ao tratamento (cúrcuma, gengibre e ômega 3).

Além disso, por conta das queixas relacionadas ao mau funcionamento do intestino, é interessante associar fibras solúveis (aveia, cevada, vagem e abobrinha, casca de maçã, abacaxi, grãos integrais e oleaginosas) com um alto consumo de água (30-40ml/kg de peso/dia), com o intuito de melhorar as queixas de constipação. Alguns estudos relatam que pode haver melhora dos sintomas, avaliando a ingestão de alergênicos (glúten, principalmente).

Associado aos cuidados com a dietoterapia, é importante que esse paciente tenha um controle de peso corporal e pratique atividade física.

Existem algumas evidência relatando que pode haver melhora das dores com terapias alternativas como meditação, ioga e acupuntura, não esquecendo que cada caso deve ser avaliado individualmente.

Vale lembrar também que, pacientes que tenha FM devem procurar ajuda psicológica/psiquiátrica (quando houver necessidade). Cuidar do corpo e da mente é importantíssimo.

0 visualização

SÃO PAULO

Rua Cubatão, 436 - 7º andar Cj. 72 - Metrô Paraíso.

Nutricionista
CRN 48716

  • whatsapp-1
  • msfnwjkn
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn Social Icon

©2020 por Priscila Raso. Todos os direitos reservados.