Buscar
  • Drª Priscila Raso | Nutricionista

Enzimas digestivas


Você com certeza já ouviu “enzimas” na escola, mas nem imagina que elas são mais importantes do que parecem, não é?


Elas são produzidas e secretadas pela boca, estômago, vesícula, pâncreas e intestino. A principal função delas é facilitar reações químicas. Na digestão, são responsáveis pela quebra de moléculas grandes presentes nos alimentos em moléculas menores, facilitando assim sua absorção pelo intestino, além de deixar os micronutrientes (vitaminas e minerais) livres e disponíveis para o processo de absorção. Algumas das mais importantes são: DPP-IV, amilase, alfa-galactosidade, xilanase, celulase, lactase, pectinase, bromelina, lipase, maltase, glicoamilase, invertase, hemicelulase e protease. Só palavrão, né?


Porém, existem alimentos que fornecem algumas dessas enzimas e que são interessantíssimos para você que sofre com constipação intestinal, enjôos frequentes, sensação de plenitude (“estar cheio”) e gases:


MANGA e BANANA: são ricos em amilase e ajudam a quebrar o amido em pedaços menores. Mastigue bem!

MAMÃO: rico em papaína, diminui a “queimação” no estômago e reduz a sensação de plenitude. Além disso, pode ser uma alternativa interessante se sofre com refluxo.

ABACAXI: rico em bromelina, estimula a secreção de ácido no estômago facilitando (e muito) a digestão de proteínas animais.

ABACATE: rico em lipase, auxilia na digestão de gorduras provenientes da dieta.


Por isso, se você tem alguns dos sintomas acima, antes de buscar auxílio da suplementação ou mesmo medicamentos, opte por incluir algumas dessas frutas após as grandes refeições, seja como sobremesa ou na forma de suco (sem coar ou adoçar, de preferência). Sua saúde agradece!

0 visualização

SÃO PAULO

Rua Cubatão, 436 - 7º andar Cj. 72 - Metrô Paraíso.

Nutricionista
CRN 48716

  • whatsapp-1
  • msfnwjkn
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn Social Icon

©2020 por Priscila Raso. Todos os direitos reservados.