- Drª Priscila Raso | Nutricionista
Dicas: Depressão

Alguns micronutrientes apresentam papel importante nas funções cerebrais que tem relação com o quadro de depressão. Seguem alguns deles:
- Vitamina B1: Imita a acetilcolina (neurotransmissor) e possui papel nas funções cerebrais relacionadas com memória e cognição. Sua falta pode levar a depressão ou agravar o quadro. FONTES: ervilhas, feijão, pão integral, cereais integrais, nozes, peixes, amendoins.
- Vitamina B6: Essa vitamina ajuda no metabolismo dos aminoácidos, sendo essencial para o metabolismo do triptofano, que é um produto essencial para produção de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar. FONTES: aveia, gérmen de trigo, banana, leite.
- Vitamina B12: Importante para boa manutenção do sistema nervoso. Sua deficiência causa disfunções nervosas, atividade mental inoperante e tem sido associada com depressão. FONTES: carne vermelha, ovos, peixe, leite.
- Ácido fólico: Importante papel para o desenvolvimento do sistema nervoso fetal. De 31% a 35% dos pacientes depressivos têm deficiência de ácido fólico. FONTES: verduras de folha verde, vísceras, legumes, frutos secos.
- Colina: Componente da lecitina de soja, é crítico para a memória, aprendizado e clareza mental. A produção de membranas celulares e o neurotransmissor acetilcolina dependem deste componente. FONTES: lecitina de soja, ovos.
- Ômega 3: Papel crítico no desenvolvimento cerebral e visão dos lactentes. Pesquisas associam a depressão a baixos níveis sanguíneos de ômega-3. FONTES: espinafre, óleo de soja, peixes.
- Triptofano: Essencial na produção de serotonina, neurotransmissor do bem-estar. FONTES: banana, chocolate.