- Drª Priscila Raso | Nutricionista
Acantose nigricans: você sabe o que é?

Você provavelmente já viu algumas pessoas com manchas escurecidas na pele resultantes de uma hiperqueratose (excesso de queratina), principalmente na região do pescoço, axilas e posterior de joelhos.
É uma doença de pele que pode afetar pessoas saudáveis ou estar associada a algumas doenças como diabetes, obesidade, doenças ovarianas, distúrbios metabólicos, doenças da tireoide e câncer do aparelho digestivo. Costuma iniciar com um leve escurecimento da pele que vai se tornando espessa e mais escura e, muitas vezes há formação de microverrugas. A evolução é lenta e gradual durante anos.
Quando pensamos em tratamento, o objetivo principal é encontrar e corrigir o que está provocando as lesões: obesidade, alterações endócrinas e uso de medicamentos etc. Se isso for feito, as lesões tendem a desaparecer gradativamente. Vale ressaltar que, a mudança para hábitos mais saudáveis previne diversas doenças que podem acarretar na Acantose nigrans, ou seja: prevenção é a melhor forma de tratamento.