Buscar
  • Priscila Raso

Bioimpedância X adipômetro: qual é o melhor parâmetro?


DEPENDE! Ambos possuem pontos negativos e positivos em relação à técnica.

Na prática, para a realização de ambas as técnicas, é necessário que o indivíduo fique com a menor quantidade de roupas, geralmente, roupas íntimas ou para banho são as mais indicadas.

Para a utilização do adipômetro, o profissional precisa rotacionar o paciente, o que pode gerar certo desconforto, mas diferentemente da bioimpedância, não há necessidade de protocolo de preparo e é indicado à todas as faixas etárias. Além disso, seguindo uma padronização dos pontos anatômicos e utilizando de forma correta as equações disponíveis, essa parece ser mais fidedigna à realidade.

Já a bioimpedância (e aqui não estamos falando de marca X ou Y, bioimpedância é bioimpedância!), pode sofrer alterações pela falta de calibração, ausência de preparo prévio do paciente (não realizar atividade física vigorosa 12h antes do exame, não ingerir bebidas alcoólicas 24h antes, não ingerir bebidas estimulantes como café, alguns tipos de chás, bebidas energéticas 12h antes, jejum de 4 horas e, para mulheres, estas não devem estar no período pré-menstrual ou menstrual), pois a corrente elétrica que passa pelo corpo a fim de gerar a avaliação, sofre uma considerável alteração conforme o nível de água corporal no momento do exame.

Além disso, é PROIBIDA para indivíduos que utilizem marca-passos ou mulheres que estejam gestando.

O ideal mesmo é que o profissional padronize o método de avaliação nas consultas e que, caso opte pela utilização da bioimpedância, oriente seu paciente de que o protocolo de preparo deve ser feito anterior a todos os encontros, uma vez que esse é extremamente sensível. “Mas, o que acontece se eu não fizer o protocolo 100% correto?” Bom, arque com as consequências! Todos os cálculos da nutrição são baseados na SUA composição corporal, estilo de vida, preferências e objetivo; se 1 cálculo sai errado, sua prescrição toda pode não dar certo. Invista dinheiro; não o gaste a toa.

#bioimpedância #adipômetro #antropometria

1 visualização

SÃO PAULO

Rua Cubatão, 436 - 7º andar Cj. 72 - Metrô Paraíso.

Nutricionista
CRN 48716

  • whatsapp-1
  • msfnwjkn
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn Social Icon

©2020 por Priscila Raso. Todos os direitos reservados.