- Priscila Raso
"Nutri, pra onde vai a gordura quando eu emagreço?"

A maioria das pessoas, acredita que a gordura é convertida em energia ou calor e isso viola a lei de conservação de massa de Lavoisier (achou que nutrição era só proteína, carboidrato e gordura, né?).
O tecido adiposo, ou seja a gordura que temos no nosso organismo é composta principalmente de triglicerídeo (TG), ou seja, átomos de hidrogênio, oxigênio e carbono.
Segundo um estudo conduzido por Meerman e Brown (2014), durante a perda de peso cerca de 84% da gordura perdida é convertida em dióxido de carbono (CO2), senso expelido pelas vias aéreas superiores, e os demais 16% são convertidos em água e descartados pela urina, fezes, suor etc. Transformando isso em algo mais palpável: um indivíduo que perca 10kg de gordura corporal, tem que 8,4kg serão expelidos na forma de CO2 e 1,6kg serão expelidos na forma de água, sendo essa aproveitada ou não pelo organismo.
Ou seja “perder peso” (eliminar gordura corporal), está relacionado em desligar o carbono armazenado nas células adiposas, reforçando a nossa fala frequente de: coma menos e mova-se mais.
Você ainda acha que só vale o treino se estiver suado? Errado!
REF.: PMID: 25516540