Buscar
  • Priscila Raso

Os diferentes tipos de fome


Sentimos fome quando necessitamos de alimento, quando o nosso corpo começa a sentir-se fraco, ‘vazio’ e até dorido. Mas também sentimos fome quando temos vontade de comer algo, mesmo que seja uma vontade meramente psicológica. E aquela fome que serve para atenuar a tristeza? Bom, podemos dividir as “fomes” em 4 tipos:

FOME FISIOLÓGICA: É quando seu corpo começa a enviar sinais de que precisa se nutrir para manter suas funções vitais. Ela aparece de várias formas, como aquela dor no estômago, dores de cabeça, tonturas, irritação. Falo aos meus pacientes que essa é a fome que, independente do horário que seja, é fome de “arroz com feijão”.

FOME PSICOLÓGICA: Ela aparece quando não precisamos, mas queremos determinado alimento. Ela está muito ligada ao sistema-recompensa (“hoje eu mereço”, “hoje pode”, “trabalhei demais”). É uma fome intimamente ligada à alimentos mais calóricos como chocolate.

FOME SOCIAL: Sabe quando você tem uma festa infantil e fica pensando naquela bendita coxinha? Pois bem, essa é a definição de fome social; é quando você tem VONTADE de determinado alimento por conta do contexto e acessibilidade.

FOME ESPECÍFICA: “Ai que vontade de comer bolo de cenoura!”. Ela está muito ligada a alimentos preferidos, que fizeram parte da sua infância ou mesmo que há tempos você não os come.

Já passou por alguma dessas? Conhecia todos os tipos? Conta aqui pra mim!

#fome #tiposdefome #comer

7 visualizações

SÃO PAULO

Rua Cubatão, 436 - 7º andar Cj. 72 - Metrô Paraíso.

Nutricionista
CRN 48716

  • whatsapp-1
  • msfnwjkn
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn Social Icon

©2020 por Priscila Raso. Todos os direitos reservados.