Buscar
  • Priscila Raso

Canela e SM: existe relação?


A canela é obtida através da casca interna da árvore da espécie Cinnamomum e tem sido usada como ingrediente ao longo da história, remontando ao antigo Egito, quando costumava ser rara e valiosa, e era considerada um presente fino para os nobres.

Os polifenóis encontrados na canela podem levar a melhorias na SM e diminuição do risco de fatores associados, como DM e doenças cardiovasculares, além dela possuir propriedades antifúngicas, antibactericidas e antidiabéticas.

Khan e colaboradores (2003) realizaram o primeiro ensaio clínico randomizado com indivíduos com diagnóstico de DM2, que não estavam utilizando insulina e tinham nível de glicemia em jejum de 140 a 400 mg/dl. Não foram realizadas mudanças de ingestão alimentar ou farmacológicas. As coletas de sangue foram realizadas nos dias 0, 20, 40 e 60. Os três níveis de ingestão de canela reduziram em média, os níveis séricos de glicose de 18 a 29%, o TG de 23 a 30%, LDL-colesterol de 7 a 27% e colesterol total de 12 a 26%. Não foram observadas mudanças significativas no grupo placebo. Após esse período, os autores observaram que o tratamento com canela melhora os níveis séricos de glicose e o perfil lipídico significativamente e estes foram mantidos durante 20 dias, concluindo que a utilização de canela nestas doses determinadas pode colaborar na redução dos fatores de risco associados ao DM e doenças cardiovasculares.

Akilen e colaboradores (2010) concluíram que ocorreu redução significativa da HbA1c, a pressão diastólica e a sistólica no grupo que ingeriu o suplemento de canela (rico em polímeros de chalcona), sugerindo que a suplementação pode ser considerada como uma opção adicional na dieta regular, juntamente com os medicamentos convencionais para o tratamento do DM2. Os extratos da canela melhoraram a função dos receptores da insulina, através do receptor insulinoquinase e uma inibição do receptor insulinofosfatase, levando ao aumento do reconhecimento da insulina pelo receptor.

Vale ressaltar que a canela entra como COADJUVANTE no tratamento da SM e não deve, em hipótese alguma, substituir os fármacos, uma dieta balanceada e exercícios físicos. Converse com seu nutri!

#canela #síndromemetabólica #tratamento

0 visualização

SÃO PAULO

Rua Cubatão, 436 - 7º andar Cj. 72 - Metrô Paraíso.

Nutricionista
CRN 48716

  • whatsapp-1
  • msfnwjkn
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn Social Icon

©2020 por Priscila Raso. Todos os direitos reservados.