Buscar
  • Priscila Raso

Fibro edema gelóide (FEG): saiba como tratar


As celulites aparecem por conta de uma alteração no tecido gorduroso da pele, causada por toxinas que não são drenadas corretamente pelo corpo e acabam acumuladas na corrente sanguínea. O corpo entende que está ocorrendo um processo inflamatório e responde produzindo colágeno para tentar conter a suposta inflamação. O problema é que o excesso de colágeno, somado à falta de circulação, acaba criando nódulos, que fazem surgir as ondulações.

A maior inimiga das mulheres pode ter diversas causas: sedentarismo, constipação (acúmulo de toxinas), tipo de corpo (mulheres com corpo mais “pêra”, por exemplo), má alimentação, alergias alimentares, consumo de álcool, alterações hormonais, estresse e genética.

Alguns alimentos ajudam a minimizar o aparecimento ou piora do quadro, como:

- Xantinas: possuem ação lipolítica em células de gordura e reduzem o número e diâmetro dos adipócitos (células de gordura). Um bom exemplo seria a cafeína (presente não só no café, mas no guaraná também).

- Ginkgo Biloba: Atua na circulação periférica e reduz da viscosidade do sangue (inibe o fator ativador de plaquetas).

- Centella asiática: possui ação anti-inflamatória além de estimular a produção do colágeno.

- Prociandinas: possuem ação anti-inflamatória, aumentam a permeabilidade linfática e microvascular. Está presente nas uvas avermelhadas.

- Mamão a abacaxi: suas folhas e frutos são anti-inflamatórios e possuem propriedades anti-edêmicas por conterem enzimas proteolíticas como a papaína e a bromelina, respectivamente.

Outros produtos como chá verde, limão, funcho, algas, cevada e fibras alimentares também podem trazer benefícios. Alguns são relatados por melhorarem a vascularização periférica e facilitarem a drenagem linfática.

Vale lembrar que a diminuição de sal nas refeições, a prática de atividade física, a redução de carboidratos ricos em açúcares, a diminuição das gorduras saturadas, a abdicação da ingesta de refrigerantes também é interessante e faz parte do tratamento.

NENHUMA ORIENTAÇÃO SUBSTITUI UMA CONSULTA NUTRICIONAL PERSONALIZADA. FALE COM SEU NUTRI!

#celulite #nutriçãoestética #inflamação

0 visualização

SÃO PAULO

Rua Cubatão, 436 - 7º andar Cj. 72 - Metrô Paraíso.

Nutricionista
CRN 48716

  • whatsapp-1
  • msfnwjkn
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn Social Icon

©2020 por Priscila Raso. Todos os direitos reservados.