Buscar
  • Priscila Raso

FODMAPS: Sabe o que são?


É o conjunto de carboidratos fermentáveis não-digeridos ou mal digeridos que são mal absorvidos pelo nosso organismo e que podem causar desconfortos intestinais diversos; são classificados como os fruto-oligossacarídeos (FOS), galacto-oligossacarídeos (GOS), dissacarídeos (lactose), monossacarídeos (frutose) e polióis (sorbitol, manitol e xilitol).

Os sintomas variam de acordo com o nível de sensibilidade: distensão abdominal, flatulências e cólicas abdominais são os principais e mais comuns, principalmente em indivíduos que tenham a síndrome do intestino irritável (SII).

COMO IDENTIFICAR OS ALIMENTOS QUE CAUSAM DESCONFORTO?

- Vá retirando devagar um por um dos alimentos que fazem parte da sua dieta habitual. - Em seguida, volte com um alimento que foi retirado de cada vez para que você possa ter certeza em relação àquele que está provocando algum desconforto. - Fique atento ao que não está acostumado a comer regularmente. - Evite todo alimento que te fez mal por, pelo menos, uma semana. - Se os sintomas persistirem, comece todo o processo novamente.

A estratégia livre de FODMAPS não é considerada fácil, exige muita disciplina e deve ser acompanhada de orientação do nutricionista, em geral o tempo da dieta é de 4 a 6 semanas. Ela é prescrita TEMPORARIAMENTE, a reintrodução dos alimentos ricos em FODMAPS é realizada aos poucos até que os gatilhos sejam identificados.

Vale lembrar que: NÃO É UM PROTOCOLO PARA EMAGRECIMENTO!!!

#FODMAPS #dieta #gases #nutriçãoesportiva

0 visualização

SÃO PAULO

Rua Cubatão, 436 - 7º andar Cj. 72 - Metrô Paraíso.

Nutricionista
CRN 48716

  • whatsapp-1
  • msfnwjkn
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn Social Icon

©2020 por Priscila Raso. Todos os direitos reservados.