Buscar
  • Priscila Raso

Você precisa conhecer o Modelo Transteórico


Nutrir não se relaciona exclusivamente a selecionar quantidades e cuidar da qualidade; nutrição está envolvida com cultura, religião, preferências, aversões e não menos importante, comportamentos.

O quão disposto a mudar você está? Acredita fielmente que deve ir ao nutricionista “porque o médico mandou”? Está determinado em cuidar da alimentação, mas não tem a menor vontade de realizar atividade física?

Todo o processo de mudança nos hábitos passa por diferentes estágios de motivação. É importante SEMPRE avaliar o cenário antes de qualquer intervenção, pois a forma como você se comporta, influencia diretamente na sua adesão.

O Modelo Transteórico proposto por Prochaska e colaboradores (1994) classifica os indivíduos em estágios de comportamento alimentar, direcionando a elaboração de intervenções segundo as características de cada um. Sendo assim, espera-se que a mudança de comportamento ocorra de forma gradual, atendendo o processo cognitivo-comportamental dos estágios.

PRÉ-CONTEMPLAÇÃO: o indivíduo ainda não considera a possibilidade ou mesmo a necessidade de mudar. Geralmente, são indivíduos que estão no consultório a pedido do médico, da esposa etc. Acredita que não precisa daquilo (pode ser um estágio de negação, também).

CONTEMPLAÇÃO: a consciência começa a ser desenvolvida, mas não há atitudes de fato que sejam efetivas à mudança.

PREPARAÇÃO: visão é claríssima em relação à mudança e a disposição em tomar uma atitude é muito presente.

AÇÃO: já coloca em prática os esforços para a mudança.

MANUTENÇÃO: mantém e consolida as ações de mudança desenvolvidas no estágio anterior.

RECAÍDA: pode acontecer a qualquer momento do tratamento, sendo necessária a retomada para que não haja comprometimento do seu objetivo inicial.

#mudança #comportamento #nutriçãocomportamental #nutricionista

0 visualização

SÃO PAULO

Rua Cubatão, 436 - 7º andar Cj. 72 - Metrô Paraíso.

Nutricionista
CRN 48716

  • whatsapp-1
  • msfnwjkn
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn Social Icon

©2020 por Priscila Raso. Todos os direitos reservados.