Buscar
  • Priscila Raso

Bisfenol A


A descoberta de novos elementos químicos revolucionou os meios de produção e possibilitaram o desenvolvimento de produtos e novas tecnologias. Graças ao desenvolvimento da química orgânica e sintética, no século XX, os plásticos se tornaram presentes em nossa vida.

Pelo baixo preço e praticidade, logo começou a ser utilizado em grande escala em vários tipos de embalagens, porém um fator negativo era a fragilidade. Nesse cenário, surge a formulação do composto conhecido como Bisfenol A (BPA), que logo passou a ser utilizado na produção de plásticos em geral, e mais especificamente, de policarbonatos.

É um composto altamente tóxico ao nosso organismo. Ele é liberado gradativamente para os alimentos durante o processo de congelamento e/ou aquecimento dos recipientes que o contenham, porém com o aquecimento essa liberação é mais rápida.

Existem vários malefícios do BPA citados em literatura, como: a capacidade de afetar a liberação de insulina, alterações na ação dos hormônios da tireoide (T3 e T4) e até mesmo alterações no sistema nervoso. Também podem ter efeitos permanentes sobre a saúde como a diminuição de enzimas antioxidantes que foi observado em crianças que fizeram uso de mamadeiras com BPA, fertilidade, TDAH, ginecomastia, SOP, diabetes e câncer.

Um estudo do ano passado da Nature relata que os bisfenóis de substituição ao BPA (produtos “Bisfenol free”) que foram descobertos como contaminantes de laboratório, são tóxicos reprodutivos e seus efeitos podem ser refletidos por GERAÇÕES!!

Qual a solução? Primeiro, lembrar que o plástico de forma geral é um problema ambiental (não é só o canudinho, não viu?); segundo, substituir tudo possível por vidro.

A presença do BPA deve estar demonstrada na embalagem (normalmente na base das embalagens), onde aparece o triângulo símbolo da reciclagem e dentro dele sempre haverá um número; caso seja 3 ou 7, significa que tem BPA.

#bisfenol #plástico #embalagemplástica #nutrição #nutricionista

0 visualização

SÃO PAULO

Rua Cubatão, 436 - 7º andar Cj. 72 - Metrô Paraíso.

Nutricionista
CRN 48716

  • whatsapp-1
  • msfnwjkn
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn Social Icon

©2020 por Priscila Raso. Todos os direitos reservados.