Buscar
  • Priscila Raso

Nutri, posso tomar aquele comprimido de vitamina C?


A resposta é: DEPENDE. Indivíduos saudáveis e que não tenham passado por cirurgia bariátrica, não precisam suplementar, uma vez que a absorção não será eficaz.

Os mecanismos de absorção da vitamina C possuem tolerância (nível de saturação): quanto mais se ingere de uma só vez, menos se absorve.

Vou explicar melhor: cada comprimido daqueles de farmácia, tem em torno de 1000mg de vitamina C, porém já se sabe que apenas 180mg serão absorvidos pelo nosso organismo. Isso é equivalente a vitamina C presente em 100g de caju, por exemplo. Concorda que é infinitamente mais vantajoso você ingerir a fruta do que o comprimido de vitamina C? “Ah, mas se os dois têm a mesma quantidade, acaba sendo indiferente, não é?” ÓBVIO QUE NÃO! Na fruta você tem a presença de diversos outros minerais e vitaminas além das fibras. Sendo assim, a suplementação é totalmente desnecessária.

Se pensarmos na ação antioxidante, devemos ter em mente que isso só será possível na presença de demais micronutrientes (como o selênio e vitamina E), uma vez que a vitamina C no momento em que se inicia sua ação protetora, ganha um potencial pró-oxidante, tendo sua função totalmente diferente da esperada.

Considerando que a recomendação diária de vitamina C é de 75mg para mulheres e 90mg para homens, ingerir 1000mg via suplementação é absolutamente inútil e CARO, por mais barato que seja seu preço comercial.

Vale lembrar que, a intenção de post é meramente informativa. Caso você tenha indicação médica/nutricional para suplementação, não faça nenhuma alteração sem consultar o(s) profissional(is) que te acompanham.

#emagrecer #vitaminaC #suplementação #nutriçãoesportiva

1 visualização

SÃO PAULO

Rua Cubatão, 436 - 7º andar Cj. 72 - Metrô Paraíso.

Nutricionista
CRN 48716

  • whatsapp-1
  • msfnwjkn
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn Social Icon

©2020 por Priscila Raso. Todos os direitos reservados.