Buscar
  • Priscila Raso

O álcool realmente atrapalha?


Sim!!

E os pontos a serem discutidos são diversos.

O primeiro é lembrar que, álcool tem caloria (1g de álcool=7kcal), o que pode promove um acúmulo de gordura corporal se você for o famoso ser que bebe “só” no final de semana e sem limites.

Ele reduz a síntese proteica, aumenta a produção de hormônios catabólicos e diminui a produção dos hormônios anabólicos, ou seja: mesmo que você queira, não vai ter compensação na academia. Sorry...

É uma fonte de energia diferente de todas as outras, pois não pode ser estocado no organismo. Como é uma substância tóxica, tem que ser eliminado. Assim, ele tem prioridade no metabolismo, alterando outras vias metabólicas, incluindo a oxidação lipídica, o que favorece o estoque de gorduras no organismo, que se depositam preferencialmente na região abdominal (entendeu o conceito da “barriga de chopp”?).

Todas as três vias de metabolização do álcool têm como produto final o acetaldeido, que será então oxidado em acetato e água pelo aldeído desidrogenase (ALDH), enzima presente na matriz e na membrana mitocondrial externa, no microssomo e no citosol dos hepatócitos. Na fase final do metabolismo, o acetato é convertido em coenzima A (coA), com desdobramento de ATP para AMP. O AMP poderá então ser convertido novamente em ATP ou em purinas e ácido úrico (se você tem hiperuricemia ou gota aprece IMEDIATAMENTE de consumir álcool). O acetil-coA, por sua vez, entrará no Ciclo de Krebs, transformando-se em dióxido de carbono e água. Assim, o acetato inibe a oxidação lipídica e causando, entre outras coisas, a esteatose hepática e obesidade.

Além disso, aumenta (e muito) a retenção de líquidos, estimula o apetite (inibição de leptina , GLP-1 e serotonina), pode acarretar em danos no fígado e atrapalha o metabolismo da glicose de forma global.

Pode continuar bebendo sua cervejinha de final de semana, no happy hour ou no churrasco de família? Pode... mas, o processo de emagrecimento/ganho de massa muscular será mais lento. Depois não vem culpar o arroz e feijão.

#errosnoemagrecimento #álcool #hipertrofia #emagrecer

0 visualização

SÃO PAULO

Rua Cubatão, 436 - 7º andar Cj. 72 - Metrô Paraíso.

Nutricionista
CRN 48716

  • whatsapp-1
  • msfnwjkn
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn Social Icon

©2020 por Priscila Raso. Todos os direitos reservados.