- Priscila Raso
Erros no emagrecimento - #2: Suplementos desnecessários

Todos são um problema, MAS ESSE...
Você já procurou a palavra SUPLEMENTO no dicionário? Não? Eu fiz isso pra você:
O que se acrescenta a um todo para ampliá-lo ou aperfeiçoá-lo.
Aquilo que supre; o que serve para suprir alguma falta.
Aditamento, com a finalidade de completar, preencher lacunas etc.
Sinônimo: COMPLEMENTO.
Ou seja: NÃO É BASE PARA DIACHO NENHUM.
Há algumas publicações atrás, eu falei que não era engenheira e que não entendia nada do assunto, mas uma coisa eu sei: não tem como construir um prédio sem pilar, sem cimento, sem tijolo. Nossa alimentação é tudo isso; a suplementação é tipo a decoração: não é necessária.
Eu recebi um paciente uma vez que ele achou uma promoção de BCAA e comprou 15 embalagens com 60 cápsulas (não preciso nem entrar em mérito da data de validade, né?). O terror não acaba aí: ele acha minha consulta cara, mas pagou mais de R$400 em suplementos que ele não precisa, que eu não prescrevi a ele.
Entende como nossa visão das coisas está distorcida? Entende que somos poluídos, contaminados, ENGANADOS O TEMPO TODO pela indústria? Eu cansei de tratar paciente para emagrecimento e hipertrofia que a base da conduta foi tirar um monte de suplemento e aumentar a quantidade de comida, porque ele comia menos do que devia... NÃO VAI EMAGRECER, NÃO VAI HIPERTROFIAR...N-Ã-O V-A-I!
O problema maior é que a gente quer ingerir uma cápsula mágica e continuar com os mesmos hábitos. Furada!
Como uma vez brinquei com uma paciente, nós já temos a cápsula mágica para aumentar a ingestão de água: basta ingerir 2 cápsulas ao dia com 5 copos de água. Pronto, resolvido!
Não seja mais um. Veja que a nutrição é uma ciência inexata, mas a gente já sabe que tem umas baboseiras que só encarecem seu xixi.