Buscar
  • Priscila Raso

Allium sativum e saúde cardiovascular


O Allium sativum (alho) é conhecido na Europa como planta curativa desde a Idade Média. Seus efeitos saúde cardiovascular eram desconhecidos na medicina antiga e medieval, pois a aterosclerose, não era uma doença muito popular.

Os efeitos benéficos são atribuídos aos compostos enxofrados, a aliina, ácido alisufênico e alicina. O mecanismo molecular de ação, é baseado na inibição da principal enzima da síntese do colesterol, a HMG-CoA redutase.

Em 2013, Elkayam e colaboradores fizeram um estudo em animais onde foi observada redução da oxidação lipídica, acreditando levar a um menor risco de aterosclerose. Além disso, percebeu-se considerável redução dos níveis de colesterol total, LDL-c e triglicerídeos após a administração prolongada do extrato de alho. Isso porque ele promove a vasodilatação e evita a lipoperoxidação de lipoproteínas, bem como a agregação plaquetária, atividades atribuídas principalmente à alicina.

De acordo com o ensaio clínico de Sobenin e colaboradores (2013), a ingesta de 300mg de alho/dia por um ano, foi capaz de diminuir o colesterol total em 12,4% e reduzir o LDL-c em cerca de 16,3%, nos indivíduos estudados. Esse efeito é capaz de diminuir o risco de prognóstico de 10 anos de infarto do miocárdio fatal ou não fatal e morte súbita. As mulheres apresentaram 1,3x menos risco, enquanto os homens 1,5x.

Outros benefícios:

- Excelente antifúngico, antimicrobiano e imunomodulador;

- Auxilia na prevenção de câncer de cólon;

- Combate a intoxicação de metais pesados, como o chumbo;

- Melhora dos sintomas da asma;

Apesar de possuir efeitos promissores na melhora da saúde cardiovascular, é importante ressaltar que não se deve substituir os medicamentos ou mesmo deixar de tomá-los. A ideia é agregar ao tratamento. Fale com seu médico.

#alho #saúdecardiovascular #nutriçãofuncional #nutricionista

0 visualização

SÃO PAULO

Rua Cubatão, 436 - 7º andar Cj. 72 - Metrô Paraíso.

Nutricionista
CRN 48716

  • whatsapp-1
  • msfnwjkn
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn Social Icon

©2020 por Priscila Raso. Todos os direitos reservados.