Buscar
  • Priscila Raso

Obesidade e desnutrição: a carga dupla da má nutrição


ATENÇÃO: nove a cada dez países (entre eles o Brasil), estão à beira de uma epidemia de saúde conhecida como "carga dupla da má nutrição", onde os indivíduos são obesos e desnutridos! Entre as diversas causas disso estão:

- Ampla oferta de alimentos não saudáveis;

- Aumento do trabalho em escritórios (ambientes sedentários);

- Uso crescente de meios de transporte;

- Entretenimento em telas eletrônicas quase que exclusivo;

O estudo “O custo da carga dupla da má nutrição” é o resultado de uma associação entre a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA) para calcular as perdas na produtividade, na saúde e na educação no Chile, no Equador e no México. Eles ampliaram a metodologia do estudo “O Custo da Fome” (desenvolvido em 2007) para incluir a dimensão do sobrepeso e da obesidade. As pesquisas para “O Custo da Fome” foram realizadas em 11 países da região e em mais de 15 países da África.

De acordo com o relatório, o Produto Interno Bruto (PIB) em cada país diminui a cada ano, como resultado da perda de produtividade causada por essa carga dupla. As perdas estão estimadas em 500 milhões de dólares no Chile, 4,3 bilhões de dólares no Equador e 28,8 bilhões de dólares no México, o que representa, respectivamente, 0,2%, 4,3% e 2,3% de perda no PIB.

O estudo recomenda medidas para mitigar o problema: os governos devem promover a educação alimentar do consumidor por meio de políticas públicas claras e iniciativas para assegurar uma rotulação confiável para os alimentos, programas de atividades físicas, e o apoio a programas de educação nutricional nas comunidades.

É um convite a indústria alimentícia a trabalhar com os governos para garantir a produção, a distribuição e a acessibilidade a produtos saudáveis, e para desempenhar um papel positivo e responsável na educação do consumidor em alternativas de alimentos saudáveis.

#obesidade #obeso #desnutrição #nutrição #nutricionista

0 visualização

SÃO PAULO

Rua Cubatão, 436 - 7º andar Cj. 72 - Metrô Paraíso.

Nutricionista
CRN 48716

  • whatsapp-1
  • msfnwjkn
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn Social Icon

©2020 por Priscila Raso. Todos os direitos reservados.