Buscar
  • Priscila Raso

Síndrome do comer noturno (SCN)


👉🏼 Foi descrita pela primeira vez por Stunkard e colaboradores em 1955, num estudo com um grupo de 25 pacientes obesas numa clínica especializada do New York Hospital;

👉🏼 É caracterizada por um atraso no ciclo circadiano do padrão alimentar. Esse atraso é causado por alterações neuroendócrinas (desequilíbrios hormonais) e também por ansiedade, estresse e por pessoas que buscam perder peso de forma radical. Pode causar um aumento de peso e perda de sono.

👉🏼 A prevalência é de 1% na população global, entre 6 e 14% nos pacientes obesos, caracterizando humor deprimido. Além disso, é mais recorrente em mulheres, aparecendo na infância ou na adolescência.

👉🏼 No final da década de 90, foram realizados estudos fundamentais na demonstração de comportamentos e características neuroendócrinas específicas que diferenciam os sujeitos que possuem com SCN da população normativa. Stunkard conduziu um estudo observacional do comportamento na Universidade da Pennsylvania que veio revelar que sujeitos com SNC consomem mais calorias diárias do que os que não padecem desta síndrome, sendo 56% ou mais da ingestão calórica diária para o horário noturno, compreendido entre as 20h00 e às 06h00. Comparativamente, o grupo controle tinha uma ingestão de apenas 15% nesse mesmo período. A síndrome, geralmente está associada a problemas de sono, especialmente insônia. Além disso, verificou-se maior nível de sintomas depressivos aumentados, sendo que esses declinam continuamente a partir do final da tarde.

👉🏼 Os alimentos consumidos pela noite são de baixo valor nutricional, mais gordurosos e industrializados.

👉🏼 TEM TRATAMENTO?

✅ Sim. O tratamento é bem complexo e por isso deve ser orientado em base individual, combinando a terapia de saúde mental, educação nutricional, e com o possível uso de fármacos para reduzir o estresse, além de exames laboratoriais para analisar a saúde do sono, para então possibilitar diagnósticos mais precisos.

👍🏼 Procure um profissional para intervenção comportamental e farmacológica se necessário.

#compulsão #síndromedocomernoturno #nutricionista #nutriçãocomportamental

0 visualização

SÃO PAULO

Rua Cubatão, 436 - 7º andar Cj. 72 - Metrô Paraíso.

Nutricionista
CRN 48716

  • whatsapp-1
  • msfnwjkn
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn Social Icon

©2020 por Priscila Raso. Todos os direitos reservados.