Buscar
  • Priscila Raso

Candidíase? Como a nutrição pode te ajudar


A cândida é um tipo de fungo que afeta mulheres e homens de todas as idades. Quando há um crescimento exagerado deste fungo no nosso corpo, geralmente em situações que levam à baixa imunidade, o organismo experimenta um quadro de candidíase.

Os sintomas podem surgir de diversas formas: no sistema digestório, pode haver gases, alergias alimentares e alterações do funcionamento intestinal como diarréia ou constipação. Na pele, a acne, podem estar relacionadas. As infecções vaginais frequentes nas mulheres e as prostatites nos homens também podem ser causadas pela candidíase.

Tendo o diagnóstico definitivo, o paciente PRECISA fazer acompanhamento nutricional, já que a base da melhora é a qualidade da alimentação; para isso, temos algumas estratégias:

- Protocolo de FODMAPS, uma vez que esse tem ação direta nos sinais e sintomas, principalmente relacionados ao sistema digestório.

- Retirada de açúcares, farináceos e leite. Eles alteram o pH vaginal e fazem com que aumente a proliferação fúngica.

- Não ingerir castanhas e amendoim por conta da presença dos fungos. Sempre preferir semente de girassol e semente de abóbora.

- O uso de enzimas pode auxiliar no tratamento.

- O auxílio de fitoterápicos também é primordial. Óleo de orégano, berberina, pau d’arco, uva ursi são os principais.

- Óleos essenciais são interessantes: hortelã, orégano. Também pode-se usar o óleo de coco como veículo; é uma boa estratégia, uma vez que ele tem ação antifúngica.

- Caso o paciente faça uso de medicamentos, o nutricionista pode trabalhar com produtos hepatoprotetores, como fontes de vitamina E, resveratrol, coenzima Q10.

Não esquecendo que o sono precisa estar em dia para auxiliar a imunidade e não pode haver ingestão de álcool durante o tratamento. O tempo estimado para ver melhora é de 3 à 4 meses, SEM DESLIZES (a cândida é danada!).

Ah, os fungos liberam algumas substâncias que fazem com que a fissura pelos carboidratos simples seja aumentada.

#nutriçãoclínica #candidíase #fitoterapia #FODMAPS

0 visualização

SÃO PAULO

Rua Cubatão, 436 - 7º andar Cj. 72 - Metrô Paraíso.

Nutricionista
CRN 48716

  • whatsapp-1
  • msfnwjkn
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn Social Icon

©2020 por Priscila Raso. Todos os direitos reservados.