Buscar
  • Drª Priscila Raso | Nutricionista

Índice glicêmico X carga glicêmica


Índice glicêmico (IG) é a velocidade com que o alimento aumenta a glicemia (glicose sanguínea), ou seja, quanto maior o IG, mais rápida será a velocidade em que o pâncreas liberará a insulina para absorver essa glicose ou na forma de glicogênio (muscular ou hepático) ou na forma de gordura.


Ingerir alimentos com alto IG, faz com que o pâncreas libere grandes quantidades de insulina para tentar manter os níveis de glicose no sangue dentro de limites normais. Este aumento na produção de insulina contribui para menor saciedade após as refeições, podendo levar ao consumo excessivo de alimentos, contribuindo para desenvolver obesidade e piora do quadro de resistência à insulina.


Em 2003 a Organização Mundial de Saúde (OMS), concluiu que alimentos de baixo IG, possivelmente diminuem o risco para o desenvolvimento do diabetes do tipo 2, devido ao melhor controle na liberação de insulina, bem como da obesidade, pelo aumento da saciedade, além de não contribuir para consumo excessivo de alimentos na refeição posterior. Porém, pelo grande teor de fibras das dietas com baixo IG (principalmente solúveis), há maior distensão gástrica e consequente elevação da secreção de um hormônio intestinal: a colecistoquinina (CCK), que tem papel de induzir a sensação de saciedade. Essas dietas estimulam a oxidação de gordura em detrimento ao carboidrato com consequente redução na deposição de gordura de corpo.


A carga glicêmica (CG) é uma relação do IG com a quantidade de carboidratos por porção. Por exemplo: quando falamos da melancia ela possui o IG alto, porém como possui apenas 6g de carboidratos livres em 100g da fruta, possui uma CG baixa. A batata-doce possui o IG baixo, mas tem uma CG alta por conta da quantidade de carboidratos livres na porção de 100g.


Qual é o mais importante? CG! Às vezes, um alimento de alto IG tem CG baixa... não faria nem cócegas na glicemia sanguínea. Na dúvida, converse com seu nutri.

8 visualizações

SÃO PAULO

Rua Cubatão, 436 - 7º andar Cj. 72 - Metrô Paraíso.

Nutricionista
CRN 48716

  • whatsapp-1
  • msfnwjkn
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn Social Icon

©2020 por Priscila Raso. Todos os direitos reservados.